quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Reler o livro de Mórmon - um convite apostólico


No último fim de semana (03 e 04/10/2015) participei de um evento que aprecio muito, a Conferência Geral semestral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nessa reunião - que acontece sempre no primeiro fim de semana de abril e de outubro - temos a oportunidade de ouvir os conselhos do Profeta vivo, dos Apóstolos modernos e de outros líderes atuais da Igreja, verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, chamados por Ele para liderar o trabalho de preparar a Terra para a Sua Segunda Vinda.

Um dos discursos que me chamou muito a atenção foi proferido pelo Élder Neil L. Andersen, um dos Doze Apóstolos modernos do Senhor Jesus Cristo, que, dentre outras coisas nos convidou a reler o Livro de Mórmon de capa a capa (para ver o discurso completo, clique no play, abaixo).



Diante desse convite, fiquei animado para ler mais uma vez esse livro que amo tanto e que mudou minha vida. Porém, devo confessar que já comecei a relê-lo duas vezes esse ano, mas não dei continuidade em nenhuma das ocasiões. Acontece que eu já li o Livro de Mórmon mais de trinta vezes (parei de contar há alguns anos), e hoje em dia quando tento relê-lo acabo me enfadando com a história que já conheço e termino estudando um ou outro tópico ou capítulo de interesse, em vez de ler a obra completa. Então fiquei num impasse: o Apóstolo me convidou a ler o Livro de Mórmon inteiro mais uma vez, mas minhas últimas experiências com isso não foram muito produtivas... e agora, o que fazer?

Pensando a respeito de como poderia cumprir com essa designação sem me enfadar, lembrei-me de uma experiência pessoal relatada por outro Apóstolo moderno do Senhor Jesus Cristo, o Élder David A. Bednar, que numa reunião aqui no Brasil há alguns anos comentou que cada vez que lia o Livro de Mórmon de capa a capa, ele o fazia procurando aprender sobre um tópico específico. Assim, no espaço de alguns anos ele encheu sua estante com vários exemplares do Livro de Mórmon, um focado no estudo da fé, outro do arrependimento, outro da caridade e assim por diante. Ao lembrar dessa experiência resolvi colocá-la em prática, e desde domingo tenho lido o Livro de Mórmon buscando entender mais a respeito de fé, afinal esse é o primeiro princípio do evangelho e um bom ponto de partida. E essa foi a solução para meu problema com a monotonia de reler uma obra que conheço bem.

Para não estender-me demais nesse post, concluo dizendo que cada dia desde domingo tem sido um deleite espiritual. Tenho sentido o Espírito Santo tocar meu coração ao perceber que a história relatada no Livro de Mórmon é uma história de fé, desde a página de rosto, coisa que ainda não tinha percebido com tanta clareza. Além disso, tenho aumentado minha compreensão sobre o que de fato é fé e como posso exercê-la mais plenamente em minha vida. Mas o mais importante de tudo, é que o Livro de Mórmon voltou a ser uma leitura deleitosa para mim, e meu testemunho de que esse livro é verdadeiro tem aumentado a cada página.

Sei que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus, assim como a Bíblia. Os dois andam de mãos dadas, complementam um ao outro e testificam de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, nosso único Salvador e Redentor. E se você chegou ao fim deste post, convido-o a ler ou reler o Livro de Mórmon e orar e perguntar ao Pai Celestial se essa obra é verdadeira. Quando fazemos isso com o coração sincero, Deus responderá nossa oração por meio do Espírito Santo, e saberemos que é verdade. E se você não tiver um exemplar do Livro de Mórmon, fale comigo que eu enviarei um sem custo, por meio de representantes oficiais da Igreja.

Fonte da imagem de abertura: http://ldsdiary.tumblr.com/image/73697101138, acesso em 08/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário